Ok! 

Sabemos que na vida há muitas coisas boas para se fazer... mas sem dúvidas alguma DORMIR e COMER são duas das mais agradáveis.

Agora conte aqui só para a Nutricionista. Você está realmente dormindo direito? E sua alimentação está sendo benéfica para garantir a qualidade do seu sono?

É isso mesmo! Dormir bem está diretamente relacionado ao ato de alimentar-se bem; e esse bem da alimentação que falo aqui, em nada tem a ver com um prato da altura do Monte Everest (olha a nutricionista aqui sendo a intensa nas palavras), comer bem na nutrição é ter nas refeições a qualidade nutricional dos alimentos que escolhe consumir sendo disponibilizadas e absorvidas ao máximo pelo organismo.

É importante dizer que o sono está diretamente relacionado a vários aspectos da saúde e do estado nutricional do organismo. Como:

- Durante um sono com qualidade ruim, muitos hormônios essenciais, como o do crescimento e a leptina, associada com a redução do apetite, não são liberados adequadamente;

- Com a liberação da leptina prejudicada pela má qualidade do sono, aumenta a vontade de comer mais e mais vezes, consequentemente pode levar a ganho excessivo de peso. Isso ocorre porque o organismo passa a produzir outro hormônio, a grelina, que exerce a função oposta que é ocasionar o aumento do apetite do indivíduo.

- Está relacionado ao desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial sistêmica aumentando níveis de hormônio LDL e diminuindo nível do hormônio HDL, .

- O metabolismo de açúcar é prejudicado o que pode auxiliar na ativação do gatilho que desenvolve a diabetes mellitus tipo 2. 

- O estresse que o organismo sofre por conta de uma noite mal dormida pode elevar os níveis de hormônio como cortisol, que dificulta ainda mais o controle glicêmico dos que já são diabéticos.

Para melhorar o sono a alimentação é um grande aliado:

* É importante que a última refeição do dia seja mais leve, melhor ainda se conseguir realizá-la no máximo duas horas antes de dormir.

* Minerais como cálcio, magnésio e potássio estão associados com a melhora do sono, pois ajuda na produção de melatonina, o hormônio o sono.

* Alimentos que contenham de origem animal: queijo, frango, peru, ovos e salmão; Frutas: banana, abacate e abacaxi; Vegetais e tubérculos: couve-flor, brócolis, batata, beterraba e ervilhas; Frutas secas: nozes, amendoim, caju e castanha do Brasil; Soja (atenção a qualidade dessas) e seus  derivados; Algas: spirulina e algas marinhas e Cacau; são ricos em Triptofano, uma vez no nosso cérebro, ele estimula a produção do neurotransmissor chamado serotonina que é responsável pela sonolência, bom humor e sensação de bem-estar ao adormecer.

Ou seja, essa matemática é até que simples: qualidade alimentar boa propicia também boa qualidade do sono; dormir com qualidade acontece também devido a boa qualidade alimentar.